data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Maiquel Rosauro / Divulgação assessoria Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região
Funcionários das agências bancárias do Santander, em Santa Maria, realizaram um protesto das 10h até as 14h deste sábado com o apoio do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região. Isso porque segundo a categoria, o banco decidiu abrir as agências em todo o país para testar o trabalho aos sábados em função de uma campanha de crédito e renegociação chamada 'Desendivida', como projeto piloto.
De acordo com o diretor do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, Márcio Kolinski, os funcionários ficaram sabendo desta decisão pela mídia e como foram convocados, estiveram no local durante o mesmo período de trabalho, mas não realizaram as atividades propostas em forma de protesto.
- Dividimos duas equipes do sindicato para dar apoio aos colaboradores. Isso é contra a lei que proíbe trabalhar aos sábados. Eles deveriam ter pelo menos tentado negociar com os funcionários, pagar hora extra, conversar, e isso não aconteceu - explica Kolinski.
Ficaram paralisadas,as agências Centro e Medianeira. Os clientes tiveram acesso aos caixas de atendimento automático, mas não ao interior da agência, onde os trabalhos não foram realizados.
Enem 2022 será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro
Questionados sobre o assunto, a agência bancária respondeu por e-mail que os clientes tiveram acesso aos caixas de atendimento automático, mas não ao interior da agência. A Campanha tem por o objetivo proporcionar fôlego financeiro aos clientes neste começo de ano,por isso, o Santander Brasil lançou a 'Desendivida', que vai até o dia 31 de março. A expectativa era que mais de três mil lojas do Santander abrissem neste sábado. Ainda segundo a agência, os bancários que trabalharam hoje terão direito a folgar uma hora e meia para cada hora trabalhada.